PARA ME ENTENDER

A minha OPINIÃO é ESQUERDA e VERMELHA. ESQUERDA por ser contrária a toda forma de dominação, de imposição, opressão, discriminação, toda forma contrária aos interesses da maioria, aos interesses da natureza. VERMELHA em homenagem às ideias e aos idealistas contrários ao capitalismo e ao sangue injustamente derramado: sangue inocente, sangue justo, sangue prudente, sangue que corre nas veias e artérias de todo humano que respira, sonha, sofre e padece nas mãos de seu predador... seu semelhante, o próprio HOMEM. Deixo aqui minha humilde homenagem aos meus heróis: Sócrates (O Pai da Filosofia), Sidarta Gautama (O Buda), Mahatma Gandhi, aos Mártires de Chicago, Martin Luther King, Ernesto Rafael Guevara de la Serna (Che Guevara), Carlos Lamarca, Chico Mendes, John Lennon, Geraldo Vandré, Chico Buarque, Renato Russo, Cazuza, ao eterno Raul Seixas e, acima de tudo e de todos, ao inspirador de todos nós, JESUS CRISTO!















terça-feira, 30 de agosto de 2011

De 1950 a 1980: Décadas de Angustias, Fidelidade e o Fim do Maior Jejum Corintiano

Nesse período, o Corinthians passou por crises, por uma nova época de ouro e, em seguida, enfrentou o maior jejum de títulos de toda a sua História.
1º de Setembro: O mundo será Preto e Branco – Fonte: Corinthians


De 1950 a 1954: Uma nova época de ouro para o Timão
Em 1950 o Brasil sediou a quarta edição da Copa do Mundo e amargou o famoso “maracanaço”, com a derrota por 2 a 1 na final da competição frente ao Uruguai. Já o Corinthians, conquistou seu primeiro título do Torneio Rio-São Paulo. Disputado por oito equipes, quatro do Rio de Janeiro e quatro de São Paulo, no sistema de pontos corridos em turno único, o Corinthians sagrou-se Campeão do Rio-São Paulo com 11 pontos conquistados em 7 jogos, com 5 vitórias, um empate e uma derrota. O vice da competição foi o Vasco da Gama com 10 pontos conquistados em quatro vitórias, dois empates e uma derrota. Corinthians e Vasco deixaram para trás na 3ª posição Portuguesa com 9 pontos, o 4º colocado foi o Palmeiras com 7, 5º Flamengo com 6, 6º São Paulo com 5, Botafogo em 7º com 4 e o lanterna, Fluminense, também com 4 pontos.
Equipe Campeã do Rio-São Paulo de 1950 - Fonte: Loucos pelo Timão
No ano seguinte, o Corinthians pôs fim ao jejum de nove anos sem um título no Campeonato Paulista com uma linha de frente que marcou 103 gols em 28 partidas, composta por Carbone, Cláudio, Luisinho, Baltasar e Mário. O artilheiro da competição foi Carbone com 30 gols e o vice foi o Palmeiras, a Portuguesa ficou em terceiro e o quarto foi o São Paulo.
Equipe Campeã Paulista de 1951 - Fonte: 100 X Corinthians
Em 1952 o Corinthians conquistou o bicampeonato e Baltasar, com 27 gols, foi o artilheiro. A Portuguesa manteve a colocação do ano anterior e São Paulo e Palmeiras alternaram suas posições. No ano de 1953, o campeão do Campeonato Paulista foi o São Paulo, o Palmeiras foi o vice e o Corinthians ficou em 3º, com a Portuguesa em 4º.
Equipe Campeã Paulista de 1952 - Fonte: Corinthians Todo Poderoso Timão
Em 1954, ainda como parte das comemorações do quarto centenário da cidade de São Paulo, o Corinthians empatou em 1 a 1 com o Palmeiras na penúltima partida do Campeonato Paulista. Para o rival Palmeiras, só interessava a vitória e torcer por uma derrota alvinegra frente ao São Paulo na última rodada da competição, mas para o Corinthians, o resultado foi suficiente para a conquista do título e da Taça do IV Centenário de São Paulo.
Equipe Campeã Paulista de 1954, o IV Centenário da Capital Paulista – Fonte: Museu dos Esportes

De 1955 a 1976: O Grande Jejum
Em termos de conquistas, esse foi o pior período da História do Timão, mas foi exatamente nessa época que a torcida corintiana recebeu o carinhoso e justo nome de FIEL. Justo porque, apesar de passar por 23 anos sem conquistar um único título, a sua torcida permaneceu realmente FIEL ao clube, sempre na expectativa da conquista de um campeonato. Nesse período, o Corinthians conseguiu apenas dividir o título do Torneio Rio-São Paulo de 1966 com Botafogo, Santos e Vasco da Gama, em virtude da Copa do mundo na Inglaterra ter inviabilizado o término da disputa. Os quatro estavam empatados em 1º com 11 pontos e se recusaram jogar com reservas, já que muitos de seus jogadores foram convocados para a Seleção. Vasco e Corinthians estavam empatados também em 5 vitórias, um empate e 3 derrotas, mas o time carioca tinha maior saldo de gols. Botafogo e Santos empataram em 4 vitórias, 3 empates e duas derrotas. Também nesse caso, os cariocas levaram vantagem no saldo de gols.
Equipe de 1966 - Fonte: Sapo
Dizia uma lenda muito difundida na torcida corintiana da época que, quando conquistou a Taça do IV Centenário da Cidade de São Paulo, em 1954, o então menino Pelé teria sido apresentado ao Corinthians que o recusou, ele então teria lançado uma maldição ao Clube jurando que, enquanto jogasse futebol, o Timão não seria campeão paulista. Já outros afirmam que a praga foi lançada pelo Rei em 1958, no jogo de despedida da Seleção Brasileira - contra o Corinthians - para a Copa da Suécia. Numa partida em que a torcida corintiana vaiava a Seleção Brasileira porque Vicente Feola não convocou Luizinho “O Pequeno Polegar” e se inflamava quando os jogadores corintianos faziam jogadas mais duras, o zagueiro corintiano Ari Clemente, empolgado com os gritos da torcida, em uma entrada mais dura, provocou uma contusão em Pelé, deixando-o fora dos dois primeiros jogos da Copa daquele ano. Nos vestiários, Pelé teria afirmado que o Corinthians jamais conquistaria um título enquanto ele estivesse na ativa. Coincidência ou não, Pelé encerrou sua carreira em 1977 e, doze dias depois, o Timão acabou com o incômodo jejum de 23 anos sem um título paulista.
Nesse período, o Corinthians só conseguiu conquistar torneios não oficiais, como o Torneio de Torino nos anos de 1966 e 1969, o Torneio Costa do Sol em 1969 e o Torneio Internacional de Nova Iorque, também em 1969. No Campeonato Paulista, amargou seis vezes o vice campeonato, nos anos de 1955, 1956, 1962, 1966, 1968 e 1974; sete terceiras colocações, nos anos de 1957, 1958, 1960, 1965, 1967, 1971 e 1973; e foi quatro vezes o quarto colocado, nos anos de 1964, 1969, 1972 e 1975. Entre os anos de 1955 e 1976, o Timão só deixou de figurar entre os quatro primeiros do Campeonato Paulista por quatro vezes, nos anos de 1959 (5º colocado), 1961 (7º lugar), 1963 (9º colocado) e 1970 (5º colocado).

As Primeiras Participações Nacionais
1971: A Estréia
O campeonato brasileiro teve início em 1971 e o Corinthians, mesmo nesse jejum de títulos, conquistou uma boa colocação. Disputaram o Campeonato, 20 clubes de 8 Estados, numa primeira fase com dois grupos de dez clubes, com todos jogando contra todos em um único turno. Primeiramente, os clubes se enfrentaram dentro de seus grupos e, depois, contra clubes do outro grupo. Classificavam para a segunda fase os seis melhores de cada grupo. O Corinthians foi em 1º do Grupo A, seguido de Cruzeiro, Internacional, Coritiba, Palmeiras e Vasco da Gama. Pelo Grupo B, os Classificados foram Grêmio, Atlético Mineiro, América-RJ, Santos, Botafogo e São Paulo.
Os classificados para a segunda fase foram divididos e três grupos e jogaram em dois turnos, classificando os primeiros de cada grupo para a Fase Final. Pelo Grupo A Classificou o São Paulo, deixando o Corinthians em segundo; pelo Grupo B, o classificado foi o Atlético Mineiro; pelo Grupo C, o Botafogo. Para a fase final foi realizado um triangular em turno único, vencido pelo Atlético Mineiro, o São Paulo foi o vice, o Botafogo o 3º, Corinthians o 4º e o 5º foi o Internacional.
No ano seguinte, o Campeonato brasileiro foi disputado por 26 clubes de 13 Estados divididos em quatro grupos com dois de seis clubes e dois de sete, disputando em turno único e classificando os quatro melhores de cada grupo e o Timão foi o primeiro do seu grupo. Os classificados para a Segunda Fase foram divididos em quatro novos grupos, classificando apenas o campeão de cada grupo e novamente o Timão se classificou. A Semifinal foi disputada em turno único, com a vantagem do empate para o clube com maior pontuação no campeonato e classificando os vencedores de cada jogo. O Corinthians perdeu para o mandante Botafogo por 2 a 1. Nesse ano o campeão foi o Palmeiras, Botafogo foi o vice, o 3º foi o Internacional, Corinthians o 4º e o 5º foi o Coritiba.
O Campeonato Brasileiro de 1973 foi disputado por 40 clubes e o Corinthians já não apresentou o mesmo desempenho dos anos anteriores, ficando apenas em 12º lugar na classificação final. O rival Palmeiras sagrou-se bicampeão, o São Paulo foi o vice, o 3º foi o Cruzeiro, o Internacional ficou em 4º e o 5º foi o Grêmio.
Como no ano anterior, o Campeonato Brasileiro1974 foi disputado por 40 clubes e o Corinthians ficou apenas com a 15ª colocação. Nesse ano tivemos o Vasco da Gama campeão, o Cruzeiro foi o vice, Santos em 3º e Internacional e Grêmio ficaram com a mesma colocação do ano anterior.
O Campeonato Brasileiro1975 foi disputado por 42 clubes e o Corinthians apresentou um melhor desempenho, conquistando a 6ª colocação. O campeão foi o Internacional, novamente o Vice foi o Cruzeiro, Fluminense foi o 3º, Santa Cruz o 4º e o 5º foi o São Paulo.
O Brasileirão de 1976 foi especial para o Timão. Nesse ano, o campeonato foi disputado por 54 clubes e, enfrentando o Fluminense nas semifinais em partida única e no Maracanã, a FIEL TORCIDA CORINTIANA compareceu em massa para assistir ao jogo e promoveu a famosa invasão corintiana. Apoiados por torcedores de outros clubes cariocas, o Corinthians, que sofreu um gol de Pintinho aos 18 minutos do 1º tempo, arrancou o empate com Russo onze minutos depois. Com o empate em 1 a 1, a decisão da vaga para a final foi para os pênaltis. O Tricolor Carioca marcou apenas uma cobrança, as outras três pararam nas mãos de Tobias. Já do lado Alvinegro Paulista, Neca, Russo, Moisés e Zé Maria converteram, classificando o Corinthians para a final contra o Internacional.
A Invasão na Voz de Osmar Santos - Fonte: youtube

Depoimento de Jogadores - Fonte: youtube
Na final, disputada no Beira Rio, Dario fez um gol para o Colorado aos 29 minutos do 1º tempo e Valdomiro fez o segundo aos 12 minutos do 2º tempo, numa cobrança de falta que bateu no travessão e caiu sobre a linha e o árbitro deu o gol, gerando uma confusão e a interrupção da partida por alguns minutos, mas o Alvinegro voltou a campo e o jogo terminou em 2 a 0. O Corinthians foi o vice campeão de 1976. O árbitro da partida? O carioca José Roberto Wright, o mesmo que classificou o Flamengo na Libertadores de 1981,  prejudicando o Atlético Mineiro, no maior escândalo do Futebol Brasileiro.
O Gol da Confusão - Fonte: youtube

E a Confusão - Fonte: youtube
Nesse ano o Internacional foi bicampeão, o Corinthians foi o vice, o 3º foi o Atlético Mineiro, o Fluminense o 4º e o 5º foi o Flamengo.
De 1977 a 1980: O Fim do Jejum
O Campeonato Paulista de 1977 foi disputado por 19 equipes num total de 378 jogos e 876 gols, uma média de 2,32 gols por partida, e Serginho Chulapa, do São Paulo, foi o artilheiro com 32 gols, mas o Corinthians conquistou, enfim, o sonhado Título Paulista numa final de três jogos contra a Ponte Preta de Campinas. A primeira partida o Timão venceu por 1 a 0, perdeu a segunda por 2 a 1 - num Morumbi lotado que estabeleceu o recorde de público do Estádio que jamais foi quebrado: 146.083 pessoas com 86.677 pagantes - levando a decisão para uma terceira partida.
Morumbi na final do Paulista de 1977: recorde de público – Fonte: Botões para Sempre

Recorde de Público no Morumbi - Fonte: youtube
A terceira e última foi uma partida nervosa em que foram expulsos Geraldão pelo Timão e, pela Macaca, Rui Rei e Oscar, mas o Corinthians, com gol de Basílio aos 36 minutos do segundo tempo e sagrou-se Campeão Paulista. Foi o fim do maior jejum do Alvinegro mais amado do Brasil.

Equipe Campeã Paulista de 1977 - Fonte: Botões para Sempre
Já no Brasileiro de 1977, foi eliminado na terceira fase, ficando apenas com a 8ª posição entre os 62 clubes participantes. O São Paulo foi o campeão, o vice foi o Atlético-MG, o Operário-CG foi o 3º, Londrina o 4º e o 5º foi o Botafogo.
O Campeonato Paulista do ano seguinte teve o Santos como campeão, o São Paulo como vice e o Corinthians não ficou nem entre os quatro melhores. O Brasileirão de 1978 foi disputado por 74 clubes e o Corinthians terminou o campeonato na 12ª colocação. O Guarani foi o campeão, Palmeiras o vice, o 3º foi o Internacional, Vasco foi o 4º e o 5º foi o Santa Cruz.
O Corinthians conquistou o título do Campeonato Paulista de 1979 tendo novamente a Ponte Preta como Vice. O Campeonato Brasileiro desse ano foi o campeonato de recordes: maior número de clubes participantes, 94 ao todo; o Internacional se tornou o primeiro clube a conquistar três vezes campeão Nacional (1975, 1976 e 1979) e foi o único, até os dias de hoje, campeão invicto. O regulamento inicial da competição previa que os clubes que disputariam o Torneio Rio-São Paulo, que não foi realizado, entrariam na competição somente na segunda fase do campeonato, mas os grandes clubes paulistas queriam participar somente a partir da terceira fase, como o Guarani e o Palmeiras, que foram campeão e vice do ano anterior. Como não foram atendidos, Corinthians, Portuguesa, Santos e São Paulo não disputaram o campeonato.
No Campeonato Paulista de 1980, o Corinthians conquistou apenas a quarta posição e a 5ª colocação no Campeonato Brasileiro, que foi disputado por 44 clubes. No Paulista o campeão foi o São Paulo, o vice foi Santos e a Ponte Preta ficou com a 3ª colocação. No Brasileiro, o campeão foi o Flamengo, o Atlético-MG o vice, Internacional o 3º e o 4º foi o Coritiba.
"Nunca tive nada contra o Corinthians. Apenas precisava calar logo aquela massa incrível. Se não calasse, a torcida ganharia o jogo."
Pelé, em entrevista a Juca Kfour

Nenhum comentário:

Postar um comentário