PARA ME ENTENDER

A minha OPINIÃO é ESQUERDA e VERMELHA. ESQUERDA por ser contrária a toda forma de dominação, de imposição, opressão, discriminação, toda forma contrária aos interesses da maioria, aos interesses da natureza. VERMELHA em homenagem às ideias e aos idealistas contrários ao capitalismo e ao sangue injustamente derramado: sangue inocente, sangue justo, sangue prudente, sangue que corre nas veias e artérias de todo humano que respira, sonha, sofre e padece nas mãos de seu predador... seu semelhante, o próprio HOMEM. Deixo aqui minha humilde homenagem aos meus heróis: Sócrates (O Pai da Filosofia), Sidarta Gautama (O Buda), Mahatma Gandhi, aos Mártires de Chicago, Martin Luther King, Ernesto Rafael Guevara de la Serna (Che Guevara), Carlos Lamarca, Chico Mendes, John Lennon, Geraldo Vandré, Chico Buarque, Renato Russo, Cazuza, ao eterno Raul Seixas e, acima de tudo e de todos, ao inspirador de todos nós, JESUS CRISTO!















quarta-feira, 4 de maio de 2011

VEXAME EM ITAGUAÇÚ DA BAHIA

Esse foi o título do pronunciamento proferido em Plenário pelo Dep. Federal Amauri Teixeira (PT-BA). A mensagem me foi enviada por sua assessoria via correio eletrônico.
Deputado Amauri Teixeira - Fonte: Blog Pensar Grande
Em seu pronunciamento de ontem (03) no Plenário da Câmara Federal, o Dep. Amauri Teixeira demonstrou sua indignação com a atitude antidemocrática do Sr. Adão Alves de Carvalho Filho (PMN), Prefeito Municipal de Itaguaçú da Bahia. O deputado relatou que fora convidado pelo Sr. Rosembergue Cordeiro - Vice-Prefeito - para participar da cerimônia de Inauguração da Energia Elétrica - Programa Luz para Todos - de algumas localidades do município, da qual não pôde participar por ter outros compromissos em Brasília.
Itaguaçú da Bahia:  Um paraíso perdido abrigando político perdido
Relata o deputado que, além de recusar o convite para subir no palanque, o Prefeito e seu irmão, Sr. Nei Alves Sobrinho invadiram o palanque proferindo palavrões e distribuíram socos e pontapés, forçando a intervenção de policiais militares CIPE Semi Árido para a proteção das autoridades participantes do ato solene, dentre as quais representantes eclesiais, da Chesf, legislativo e secretarias estadual e municipais, além de lideranças locais.
Leia Mensagem recebida pelo Correio Eletrônico


Pronunciamento do Excelentíssimo

 Senhor Deputado Federal Amauri Teixeira

Proferido em Plenário no dia 03 de maio de 2011


VEXAME EM ITAGUAÇU DA BAHIA
Sr. Presidente, Sras e Srs. Deputados, sou obrigado, por uma questão republicana, a registrar um triste exemplo de falta de cidadania e de educação ocorrido nesses dias no Município de Itaguaçú da Bahia.
No final de abril passado recebi satisfeito o convite do Vice-Prefeito do Município de Itaguaçu da Bahia, Rosembergue Cordeiro, para participar de importante cerimônia de Inauguração da Energia Elétrica - Programa Luz para Todos – das localidades de Toco Preto, Jacarezinho, Melancia, Missão, Baixa Funda, Conceição e Sertão Bonito, todos distritos do município, que aconteceria sábado passado.
Pois bem, Sr. Presidente, por necessidade de me fazer presente em Brasília não pude comparecer. Talvez tenha sido até bom, pois fui poupado de presenciar uma atitude vexatória por parte do prefeito do Município, Sr. Adão Alves de Carvalho Filho.
Vejam os senhores, quem pensava que a prática democrática e republicana implantada na Bahia nos últimos quatro anos do governo de Jaques Wagner se inseriu também na política interiorana assombrou-se com a atitude violenta e intempestiva tomada pelo o prefeito de Itaguaçu da Bahia.
Convidado a subir no palanque junto com as demais autoridades políticas e eclesiásticas, o prefeito Adão Filho simplesmente negou-se se fazer presente. Deselegante, mas até aí nada demais.
Entretanto, enquanto famílias de seis comunidades da zona rural do Itaguaçu deram início à solenidade de inauguração da energia elétrica em suas residências, em um clima de festa, paz e harmonia, na presença do representante da Chesf, Antenor Moreira;  da Deputada Estadual Neusa Cadore; do Vice-Prefeito Rosembergue Cordeiro; do Secretário de Obras de Irecê, Zé Marcelino; do representante da Secretaria Estadual de Meio ambiente, Edison Ribeiro;  e do Representante da Igreja Católica, Padre Francisco Almeida, além de outras lideranças locais, o Prefeito Adão Carvalho Filho, juntamente com o seu irmão Nei Alves Sobrinho, invadiram o palanque institucional pela parte dos fundos e começaram a distribuir socos e pontapés permeados de palavrões, que, não fosse a pronta intervenção de prepostos da PM( CIPE Semi Árido), no sentido de proteger as autoridades que se encontravam no palanque, participando do ato solene, teria causando sérios danos físicos a  todos que estavam presentes.
Os representantes do Governo Federal, do Governo Estadual e do Poder Legislativo, da Igreja Católica e o Vice-Prefeito de Itaguaçu tiveram que sair escoltados pela Policia Militar, ante a brutalidade do Prefeito Adão Filho, que a seu bel prazer resolveu acabar com a festa de inauguração da energia elétrica dos povoados contemplados.
Um fato triste, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, que esperamos nunca mais volte a ocorrer. Uma autoridade, chefe do executivo local, precisa dar o exemplo de civilidade, dignidade, cidadania e bom senso para exercer um cargo público de tamanha relevância. Itaguaçú não merecia. Um dia triste para Bahia.

Muito obrigado.
OPINIÃO
Independente do motivo - que desconheço - da fúria do Sr. Prefeito e de seu irmão, é inconcebível que, em pleno século XXI, a autoridade maior de um município aja de tal forma. Essa prática é de total desequilíbrio e típica de ditadores; é uma atitude típica de pessoas descomedidas e sem noção alguma de civilidade e de respeito ao regime democrático e ao próximo. Isso é atitude de pessoas destemperadas, que se consideram donas da coisa pública e esse tipo de político já não cabe mais no sistema democrático a que almejamos e lutamos para que se aplique em sua plenitude em nosso país.
Pessoas com pensamentos retrógrados como essas devem ser banidas da vida pública, pois só servem para manchar a imagem da classe política, que já anda tão mal vista pela sociedade por causa do cinismo com que alguns maus políticos inseridos em todas as esferas, acintosamente roubam o dinheiro público e desprezam, tanto a lei quanto a sociedade que os elege. É lamentável que ainda tenhamos que conviver com esse tipo de gestor público.
Quanto ao Deputado Amauri Teixeira, deve agradecer a Deus pela necessidade de se fazer presente em Brasília na ocasião, pois assim ficou livre do constrangimento de presenciar cena tão lamentável e digna de um misto de pena e revolta. Se ali estivesse na ocasião, com certeza ficaria envergonhado por ter um representante da mesma classe - a política - tão indigno de ostentar o título de PREFEITO de um município.
Lamentavelmente, são políticos como esse Prefeito que me fazem concordar com Stevenson quando diz que
A política é talvez a única profissão para a qual se pensa que não é precisa nenhuma preparação.
Robert Louis Stevenson

Nenhum comentário:

Postar um comentário