PARA ME ENTENDER

A minha OPINIÃO é ESQUERDA e VERMELHA. ESQUERDA por ser contrária a toda forma de dominação, de imposição, opressão, discriminação, toda forma contrária aos interesses da maioria, aos interesses da natureza. VERMELHA em homenagem às ideias e aos idealistas contrários ao capitalismo e ao sangue injustamente derramado: sangue inocente, sangue justo, sangue prudente, sangue que corre nas veias e artérias de todo humano que respira, sonha, sofre e padece nas mãos de seu predador... seu semelhante, o próprio HOMEM. Deixo aqui minha humilde homenagem aos meus heróis: Sócrates (O Pai da Filosofia), Sidarta Gautama (O Buda), Mahatma Gandhi, aos Mártires de Chicago, Martin Luther King, Ernesto Rafael Guevara de la Serna (Che Guevara), Carlos Lamarca, Chico Mendes, John Lennon, Geraldo Vandré, Chico Buarque, Renato Russo, Cazuza, ao eterno Raul Seixas e, acima de tudo e de todos, ao inspirador de todos nós, JESUS CRISTO!















terça-feira, 5 de julho de 2011

Amanhã é dia de Paralisação Nacional dos Professores

Amanhã (06) tem paralisação nacional dos professores e lançamento da Jornada Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Apesar de já termos recebido, este mês, o Piso Nacional, iremos paralisar nossos trabalhos no dia de amanhã, não só em apoio à luta encabeçada pela CNTE, mas também pelo Plano Nacional de Educação, pela revisão do nosso Estatuto do Magistério (que contem o Plano de Carreira) e pelo pagamento do retroativo a partir de janeiro. O Executivo Municipal de Ibititá cumpriu a promessa de pagamento do Piso a partir desse mês mas não pagou ainda os atrasados. Além disso, a Lei nº 11738/08 (Lei do Piso) prevê um limite máximo de 2/3 da carga horária em sala de aula, ficando o tempo restante para planejamento, correção de provas e trabalhos etc., o que daria um máximo de 13 aulas semanais para o regime de 20 horas e 26, para 40 horas semanais, o que é justo pois, além de ser a categoria profissional de menor salário entre todas de mesmo nível de escolaridade, como reconhece o próprio Ministro da Educação Fernando Haddad, o professor ainda tem que levar muito trabalho para casa, o que ninguém observa e nem valoriza.

Fonte: CNTE
Além da Paralisação Nacional, a CNTE lançará a Jornada Nacional de Luta pelo Piso, Plano de Carreira e Plano Nacional de Educação (PNE) em todo o país. O PNE é um plano para o desenvolvimento da Educação que deve vigorar no decênio 2011 a 2020 e está no Congresso Nacional desde 15 de dezembro de 2010, mas ainda não foi votado. Isso mostra o quanto a Educação é valorizada em nosso país: o Executivo envia para o Legislativo um Plano às vésperas da data em que deve começar a vigorar e o Legislativo não o aprova, quase 7 meses depois de seu envio.
Ibititá tem seu Plano de Carreira, muito tímido e superficial, embutido no Estatuto do Magistério, mas é muito tímido e superficial. Além disso, há uma falha no Art. 54º:

GRATIFIÇÃO DE ESTÍMULO DO APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL
Art. 54º- O professor e o pedagogo farão jus à Gratificação de estímulo ao aperfeiçoamento profissional por conclusão de curso de atualização, aperfeiçoamento ou pós-graduação, com certificados emitidos por instituições reconhecidas pelo MEC, que incidirá sobre o vencimento básico nos seguintes percentuais:
                                I.      5% (cinco por cento) para cursos com duração mínima de 80 horas;
                              II.      10% (dez por cento) para cursos com duração mínima de 120 horas;
                            III.      15% (quinze por cento) para cursos com duração mínima de 180 horas;
                           IV.      25% ( vinte por cento) para cursos com duração mínima de 360 horas;
                             V.      30% (trinta por cento) para título de mestre;
                           VI.      50% (cinqüenta por cento) para título de doutor.

Podemos notar acima, que entre os incisos III e IV, está faltando a gratificação de 20% para cursos de carga horária intermediária entre 180 e 360 horas, o que prejudica todos os professores de Português e Matemática que fizeram o curso GESTAR II, com carga horária de 300 horas. Essa falha precisa ser reparada e é preciso elaborar um Plano de Carreira desvinculado do Estatuto do Magistério.
Esses são os motivos da adesão dos professores da rede municipal de Ibititá à Paralisação Nacional que ocorrerá amanhã.
Já os professores da rede estadual, além do pagamento do Piso, reivindica ainda o pagamento da URV.


Com a conversão da moeda pelo Plano Real, nos meses de abril, maio e junho de 1994, os funcionários públicos da Bahia perderam 11,98% de correção salarial, o que motivou ações judiciais dos funcionários contra o Estado, inclusive pela APLB, que entrou na justiça desde então e, mesmo tendo perdido em primeira e segunda instâncias, o estado recorreu ao Supremo Tribunal Federal em 2004 e os professores ainda aguardam o julgamento em última instância. Segundo a Procuradoria Geral do Estado, o STF irá julgar o processo referente aos servidores do Rio Grande do Norte e o resultado será estendido a todos os estados.
A maior indignação por parte dos professores, é saber que o estado já concedeu a URV aos servidores do Legislativo, do Legislativo e do Ministério Público, tendo este último já recebido a última parcela desde 2007. A Secretaria Estadual da Administração (Saeb) diz que o pagamento da URV devida aos funcionários do Executivo depende do julgamento final do recurso de 2004.
Na verdade, depende mesmo é de vontade política para conceder ao funcionalismo o que é de seu direito, pois quem quer cumprir o que a lei determina, não espera que o Judiciário (que é lento em nosso país) se manifeste sobre o que até mesmo o estado sabe que é um direito que será, cedo ou tarde, garantido ao seu servidor. O que o Executivo quer é ganhar tempo para, quem sabe, deixar “a bola” para o próximo governo.

“Nenhuma lei deve ser obedecida se for injusta, nenhuma regra deve ser obedecida se desprezar a virtude, nenhum regime político deve ser obedecido se for tirânico e assassino.”
 Sócrates - Filósofo Grego

Nenhum comentário:

Postar um comentário